Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Primeiro Trimestre da Gravidez



O Que Acontece com a Mãe:
 Os primeiros três meses de gestação costumam ser os mais difíceis para a futura mamãe, já que são dias de adaptação,muitas novidades, emoções fortíssimas e, por vezes, bastante contraditórias. Tudo isso é absolutamente natural e até previsível,já que se descobrir grávida e vislumbrar ,um futuro totalmente novo, incluindo um novo ser, não é pouca coisa. Hoje, espera-se que uma gravidez seja fruto de um planejamento e de um desejo cultivado por temo suficiente para que um casal se prepare devidamente para receber seu bebê. É uma escolha, muito mais do já foi no passado. No entanto, sabemos que nem sempre é assim que acontece. O ser humano é assim: complexo, profundo e dentro dele cabem todas as possibilidades. Em vez de se criticar ou absorver julgamento alheios, apenas tente relaxar e deixar a gestação acontecer, deixar a vida fluir , confiar na sabedoria da natureza e, se for o caso, se realmente se sentir angustiada demais, não hesite e procure ajuda. Portanto, não se conforme com os incômodos e busque apenas o que possa fazê-la sentir-se melhor, muito melhor !

Profundas Transformações:
São muitas as alterações que a gestação provoca no corpo da mãe durante todo o primeiro trimestre. Afinal, se considerarmos que durante esse tempo o bebê já será um ser praticamente formado- embora ainda imaturo- podemos prever que o corpo da mãe experimenta inúmeras n0vas sensações. Algumas são certamente muito agradáveis e gostosas, mas outras nem tanto, já que o corpo reage a esse novo morador, e precisa se adaptar a ele. De acordo com a psicóloga Sâmara Jorge, é nos primeiros meses que a mulher costuma ter a maior necessidade e sono e recolhimento, talvez para que possa ficar mais em contato com a gravidez e com toda as mudanças que estão ocorrendo dentro e si. Nesses meses, a mulher costuma tomar a consciência que está deixando de ser filha e se tornando mãe, e esse pode ser um momento muito especial para seu crescimento. Tudo isso vai influenciar no modo como ela lida com cada fase a gestação.

 Alterações Hormonais e Emocionais:
Durante a gravidez, muitos hormônios entram em ação.São eles os responsáveis também pelas alterações emocionais. A gestação afeta praticamente todos os hormônios do organismo. Os hormônios mais característicos da gestação são a progesterona e o estrogênio.
È comum perceber a grávida irritada, depressiva e extremamente crítica com ela mesma. Esses sentimentos, que até poderiam parecer exageros em outra epóca, são completamente comuns nesse período. Há sempre uma oscilação entre desejar e não desejar o filho.
Desejar um filho (ou qualquer outra coisa importante) não impede o surgimento do medo e, consequentemente , da vontade de prorrogar ou desistir desse evento. Com o tempo, essa sensação contrária tende a se amenizar e a mulher conseguirá não se culpar por isso.

Alterações Físicas:
A primeira alteração que pode ser percebida pela mulher é a perda da cintura, por causa dos estímulos hormonais. As roupas começam a ficar mais justas. Isso não acontece exatemente por conta do embrião que , apesar de estar crescendo, ainda é muito pequeno. Além disso, nas primeiras semanas, ele ficará protegido numa espécie de bauzinho, que é a cavidade pélvica (quadris).
No mais muito pouco pode ser observado a olho nu durante esse período, já que sua barriga ainda não cresceu quase nada e a gestação é praticamente imperceptível. Isso não quer dizer que a gestante não vá sentir nada, ela vai sim , e muita.

Enjoo e Vômitos:
Muitas novas sensações físicas serão sentidas, a começar pelo famoso enjoo, por exemplo, que inclusive é um sintoma característico caso a mulher demore a descobrir que está grávida. O enjoo é resultado do aumento de hormonios, principalmente progesterona, na circulação sanguínea. Esse hormônio é importante para a manutenção da gravidez, e portanto, esse enjoo, apesar de desagradável, é um bom sina.
Na maioria das vezes, as náuseas e vômitos são leve, ocorrendo no início da manhã.
Algumas atitudes podem amenizar ou até interromper esses sintomas:
* De modo geral, procure se alimentar várias vezes ao dia, com intervalos de, no máximo, três horas.
* Se ficar com fome, pode consumir pequenos pedaços de queijo parmesão.
* Deixe sempre na cabeceira da cama três bolachas crocantes (tipo Cream Cracker) num recipiente bem fechado. Ao acordar, coma-as sem levantar a cabeça e continue deitada por mais 10 minutos.
*Prefira alimentos que você mais gosta.
* O gengibre também é indicado para amenizar a sensação de enjoo.
* No café da manhã, coma uma torrada com geleia, mel ou marmelada com uma xícara de café.
* No almoço prefira alimentos leves, ou seja, de fácil digestão.
* No jantar coma carne magra ou frutos do mar, verdura ( as verdes escuras são melhores), bata assada, cozida ou em purê, salada, e de sobremesa pode até consumir uma pequena porção de sorvete ou qualquer outro doce que não cause enjoo, mais pão, torrada ou bolachas.
* Procure consumir muitos líquidos, de preferência água.
* Os sorvetes de frutas são excelentes fontes de líquidos e podem ser ingeridos como complemento do lanche da tarde.
* Coma a cada duas ou três horas. Manter o estômago sempre " alimentado" ajuda a amenizar ou até evitar esses sintomas.

Cansaço Físico:
O cansaço é comum, especialmente no primeiro trimestre e no final da gestação. Como há um novo ser crescendo dentro da mulher, seu metabolismo muda, sua energia esta diferente, e as demandas da vida continuam as mesmas, o que faz com que o organismo se sinta sobrecarregado muitas vezes e advenha o cansaço.

Fraquezas e Desmaios:
Podem acontecer após mudanças bruscas de posição e também quando a gestante fica sem se alimentar direito. Por isso, é essencial não ficar em jejum por longos períodos.
No caso de perceber esses sintomas, deite-se de lado, esquerdo preferencialmente, e respire calma e profundamente. Isso provavelmente vai fazer essa sensação passar e de que vai desmaiar.

A Fragilidade do Primeiro Trimestre:
O primeiro trimestre pode ser considerado o mais frágil dos três trimestres da gestação, já que é quando acontece a formação de todos os órgãos do futuro bebê.
È o período em que ocorre a maioria das malformações, o que geralmente resulta no chamados abortos espontâneos.

O Desenvolvimento do Bebê:
Embora a gravidez tenha duração, em princípio, de cerca de 40 semanas, será já durante os primeiros três meses, ou 12 semanas aproximadamente, que o pequeno feto vai se formar.
Com isso, é possível se ter uma ideia da quantidade de transformações pelas quais ele vai passar. De uma única célula que dá origem a essa nova vida, serão milhões delas no final desse período. De uma grama de peso, o feto passa a quase 20 gramas em apenas três meses. De um tamanho ínfimo, ele chega a medir 12 cm. È uma verdadeira maratona de amadurecimento. Ao final do terceiro mês, ele já terá aspecto de bebê. Para entender melhor todo o processo de crescimento, contamos as semanas de desenvolvimento do feto a partir da ovulação. Na verdade, a gravidez tem duas semanas a mais, já que essa contagem é feita a partir da data da última menstruação (que acontece via de regra duas semanas depois da ovulação), mas essa é uma convenção estabelecida e praticada mundialmente por todos os médicos.  

Fonte: Parabéns Você está Grávida - Dr. José Bento.

Merciana Amorim.

11 comentários:

Beth Amorim disse...

Cunhadaaa!!

Tô participando de uma brincadeira que está rolando na net (pra que as pessoas possam me conhecer um pouco mais). É bem interessante!

Quero que você participe também!

Vá lá no meu blog e veja como é!

Ruby Roque disse...

Amanhã faço 12 semanas e ando com um cansaço fora do normal, fraqueza,doi o corpo todo e mal consigo sair da cama, enjoo muito e tenho vomitado muito, mesmo tomando nausef e priperan de 8 em horas, não sei se é normal esta fadiga extrema mas é muito dificil comer, e forçar a estar de pé.

fãClubeCineBrasilia disse...

Olá, ainda estou nas primeiras semana e não sei ao certo quantas. Estou muito enjoada, perdi 4kgs, tenho ficado muito cansada, muito sono, só fico deitada, com dor de cabeça, dor do lado esquerdo abaixo da barriga, e muita tontura. Essa dor a baixo da barriga é quase constante, e as vezes ela vai pro pado direito também, mas com pouca frequência. Meus seios estão bem doloridos, mas estão bem moles, não duros. É normal?

Unknown disse...

Olá bom dia...
Estou com 6 semanas e na primeira ultra descobri q estou com um pequeno descolamento no saco gestacional, estou de repouso e tomando a medicação.... Alguém pode m orientar mais sobre esse caso...???? É a minha primeira gestação.

Unknown disse...

Olá bom dia...
Estou com 6 semanas e na primeira ultra descobri q estou com um pequeno descolamento no saco gestacional, estou de repouso e tomando a medicação.... Alguém pode m orientar mais sobre esse caso...???? É a minha primeira gestação.

Unknown disse...

Ola estou de 6 meses i sinto muita fraquesa nos braços sera que isso e normal na gravidez , sinto pouca vontade de comer nao como toda horaa mais e so o cafe da manha ai tomo o sulfato ferroso , depois almoço i depois a janta .. sou muito anciosa sinto quase as mesmas coisas como se eu estivesse com depresao .. alguem se sente assim ???

Unknown disse...

Ola estou de 6 meses i sinto muita fraquesa nos braços sera que isso e normal na gravidez , sinto pouca vontade de comer nao como toda horaa mais e so o cafe da manha ai tomo o sulfato ferroso , depois almoço i depois a janta .. sou muito anciosa sinto quase as mesmas coisas como se eu estivesse com depresao .. alguem se sente assim ???

Unknown disse...

Eu tive também com 6 semanas, fiquei de repouso absoluto por 15 dias e usando utrogestan. Depois voltei as atividades mas sem abuso. Em 1 semana o descolamento já tinha desaparecido, mas até hoje com 10 semanas tento não fazer muito esforço como agachar ou pegar peso. Se cuida que dará certo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu também sinto essa fraqueza como si tivesse em depressão mais não sei oq é espero q quem responder a sua dúvida sirva pra mim também Dues vai nos ajudar

Anônimo disse...

Estou com 12 semanas e desde que engravidei estou desmaiando muito. Muito mesmo! Difícil passar uma semana sem que eu desmaie uma ou duas vezes pelo menos, fora as vezes em que tenho a vertigem mas não chego a desmaiar.
Fiz milhares de exames, e tá tudo normal. Sigo rigorosamente a rotina prescrita pela minha nutricionista, faço tudo direitinho e no mais tá tudo ok, pois não tenho nenhum outro sintoma, só que os desmaios devido à pressão baixa são um incomodo constante. O GO acha melhor não entrar com medicação, e eu até concordo com ele. Mas queria saber alguma maneira de minimizar isso. Alguém mais tá passando ou passou por isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...