Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Procurando Entende-la.

Eu como uma mamãe de 1ª viagem que sou, sofri bastante no início tentando entender os sinais que a Maria Helena me dava, e esses sinais claro, sempre vinham em choro, até porque, é a única maneira que ela sabia se expressar,  sofri bastante achando que era uma péssima mãe por não compreende-la imediatamente, então eu passei a a observa-la minunciosamente, procurei ler bastante, e claro procurar a ajuda de mamães mais experientes. Confesso que hoje, já conheço consideravelmente a minha pequena, conheço seu jeitinho de entediada e querendo mudar o ambiente, sua carinha quando quer fazer o nº 2, quando está chegando o sono, quando está com gases, ou simplesmente quando não quer ninguém só a mim, consegui identificar suas super-estimulações, assim também como os saltos de desenvolvimento. Olhem que não foi fácil, parti do princípio de eliminação, quando uma coisa não funciona parto para outra e assim até chegar o que realmente funciona, assim que ela nasceu, quando vinha o primeiro chorinho, eu já oferecia o peito, depois percebi que não podia ser assim, como ela podia ter acabado de mamar e já querer de novo, então vi que certa forma eu estava "silenciando" ela, enquanto eles tem até 3\4 meses, não existem muitas necessidades, apenas comer, dormir e aliviar os gases (pelo menos comigo foi assim), agora depois dos 5 aí sim, tudo muda , começam a se entender de gente, aí pronto, começam as linguagens e tipos de choros. Hoje tento ouvi-la antes de correr e enfiar a chupeta nela, sim eu já fiz isso, achando eu que estava ajudando-a.
Agora com praticamente 12 meses, precisei me adaptar aos seus novos sinas, , sofro um pouquinho porque ela se entendia muito rápido, então tenho que recorrer a todos os artifícios acessíveis, que vai de brincar de boneca com ela na cama, a banhos de bacias enquanto eu lavo a louça, e assim vamos convivendo da melhor maneira possível, sei que talvez existam horas que eu não corresponda ela como deveria, mas já me conscientizei que existem coisas que com o tempo vou aprender, não adianta devorar livros viver na internet pesquisando, porque tudo vem há seu tempo, eu vivia lendo coisas já para bebês que tinham 1 ano, para prever e procurar entende-la melhor quando a fase chegar, agora não, vou vivendo a fase uma de cada vez, e procurando corresponder dia a dia suas necessidades, e assim vamos vivendo juntas e ainda com muitas interrogações pela frente...
( Fotinhas que estava devendo )











Merciana Amorim.

Um comentário:

Futura mãmã disse...

Oin ela e tal gira!
Principalmente as primeiras fotos parece uma princesinha de peluche rs =D linda essas fotos :D
Que assim continue...pois mae e aprendizagem mesmo...eu tambem vivo a pensar como sera mas sei que o instinto falara muitas vezes mais alto ...
Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...