Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ser Mãe, Apenas Isso.

Meio que recentemente eu passei (e ainda estou passando) por uma brusca fase de mudanças, larguei uma carreira profissional promissora, por mais que não fosse na última empresa que trabalhei, em outra seria com certeza, pois sei que vontade de trabalhar nunca me faltou, deixei para trás a capital do Estado em que moro, ao qual sempre sonhei em morar e que diga-se de passagem tem o ar mais puro das Américas, e um dos litorais mais bonitos do mundo, abdiquei das minhas supérfulas compras desnecessárias porém prazerosas, fiquei sem salário algum, (ñ era lá grande coisa, mais era meu, fruto da minha grandiosa utilidade) deixei para trás amigos fiéis, abandonei o sonho de fazer um curso superior que eu realmente sempre sonhei, adiei a minha tão sonhada independência no volante, tive que aprender a dar satisfação do que faço ou deixo de fazer com o dinheiro que chega a minha mão, acreditam que consigo passar o mês inteiro sem gastar R$ 10,00, e quando gasto as vezes é com algo para a Maria Helena, enfim tive que aprender a ser dependente, coisa que eu desde criancinha quis deixar de ser, e que tinha conquistado desde os meus 17 anos, e tudo isso porquê?, Para ser mãe, apenas isso.
Hoje não me arrependo de nada, absolutamente nada, mas isso não quer dizer que não sinta falta de algumas coisas, e como não é da minha índole ser hipócrita, e fazer cara de paisagem para tudo, resolvi expor aqui meus sentimentos. Descobri com a maternidade que ser mãe, vai além de todas essas e muito mais renúncias que se possa fazer, e uma delas ao qual somos submetidas pela sociedade ( falando por mim claro), é que devemos sim, meio que obrigatoriamente, encarar tudo com um sorriso estampado no rosto, e hoje na minha situação atual , vejo que isso se redobra se tratando na criação da minha filha, porque afinal as mães que são só "mães", e só fazem "isso", tem que o fazer da melhor maneira possível, porque afinal, ser apenas mãe em tempo integral, é não ter motivos externos para se estressar, é não ter outras pessoas te "enchendo o saco", é  não ter horários e nem tarefas a cumprir, é poder passar o dia apenas fazendo isso, portanto, quem faz apenas "isso", não deve nem sequer pensar em afirmar que pode estar cansada, e estressada? , nem de longe motivos para isso se tem, afinal o que é de fato passar horas da madrugada acordada, levantando a cada 5 minutos, o que é acordar e ver sua casa virando, e o cesto de roupas esborrando, fora as roupas dos filhos claro, e a comida para fazer?, eu graças a Deus e minha mãe, passo sem essa tarefa boba e "fácil" de fazer, mas as que fazem, devem achar "moleza", e por cima de qualquer hipótese, não devemos nem pensar em resmungar ou reclamar, porque sempre existirá alguém com mais motivos que nós que somos "apenas" mães, as pessoas que vão trabalhar as 5:00hs, as que tem várias pessoas para delegar tarefas, e as mesmas não estão nem aí, as que recebem várias tarefas para realizar ao mesmo tempo, e as que trabalham horas a fio, sem receber hora extra, alguém consegue ver alguma correlação entre as duas funções ?, e por mais que você explique ou use qualquer um dos exemplos acima citados, ainda assim "não se compara", e quando você ousa reclamar por não dormir mais que 3 horas a dias incontáveis, não tomar um banho com mais de 5 minutos, tomar café as 11:00, almoçar as 14:00 e jantar as 22:00hs, detalhe sem passar mais do que alguns minutinhos para engolir, não conseguir pregar o olho direito no dia em que as "abençoadas" vacinas se fazem presente, se desesperar por não conseguir identificar um tipo de choro, não conseguir ficar longe por mais de 2 hs sem que faça umas 500 ligações para saber se está tudo bem, enfim, se por em 2º e até 3º plano as vezes, você passa de super mãe, a mãe malvada, estressada, impaciente, infantil, a lobo mal do chapeusinho vermelho, e que não estamos fazendo mais do que nossa atual obrigação, todas as horas inversas de demonstrações de amor, de brincadeiras apesar do cansaço, de cantar de madrugada quase dormindo, de ficar suja o dia toda só para dedicar-se aos pequenos, de "se" esquecer só para lembrar dos pequeninos, de abandonar qualquer vida social só para não prejudicar o soninho dos rebentos, pois é parece que nunca será o suficiente e ser "apenas" mãe é a tarefa mais simples do mundo.
Que fique claro aqui, que essa é a minha opinião,(usando da ironia as vezes), em cima de algumas situações vividas por mim, não condeno e nem recrimino as mães que tem jornada dupla, pelo contrário, as admiro e muito, mas essa foi a minha escolha e pela qual acordo todos os dias, tentando dá o melhor de mim, mas sei que nem sempre consigo, mas que fique claro, ninguém no mundo poderá questionar tamanho do meu amor e do meu cuidado como mãe, e mesmo que julguem, eu sei, e sei que ela também sabe o tamanho da importância que temos na vida uma da outra, escrevo isso, para que ela saiba que nem mesmo ela sendo tão inocente, eu escondi ou maquiei meus sentimentos perante as situações vividas, a amo exatamente do jeito que ela é, e espero que ela me ame do jeito que sou, acertando e errando vamos vivendo dia após dia, e eu vou tentando ser uma boa mãe, apenas "isso"...

Merciana Amorim

5 comentários:

Unknown disse...

Olá flamenguista!

Interessante que ao terminar de ler o teu texto,também tirei algumas conclusões do meu papel de pai.Aonde tudo é contado pelo valor moeda,mas na verdade o que não tem preço é cada segundo que conseguimos compartilhar,no meu caso com minha filha de 8 anos!

Ao brincar com ela,não importa a duração do tempo ,
me fez descobrir prazer tão satisfatório para alma, que não custa nada.

Com certeza irei descobrir novos rumos como pai,lendo os teus textos!
Saudações rubro negra

Rose disse...

olá merciana!!!que lindo depoimente,se é que podemos chamar assim,vi em seu relato vairias situações vivida por mim,mas nunca consegui espor com tanta simplicidade e verdade,eu so sei de uma coisa somos simplismente mãe!!!!bjosss.....

Patrícia M. Chaves disse...

parabens adorei esse seu depoimento...

isso é exatamente o q eu sinto mais nunca consegui me expressar tao bem como vc...

eu sou a primeira a levantar, ultima a dormir, levanto 300000 vezes a noite e qdo digo q estou cansada muita gente torce o nariz...

mais sou muito feliz sendo apenas mae, assim como vc!!

bjosss

Fátima disse...

Merciana,
eu admiro muito, mas muito mesmo, as mulheres que são "apenas" mães, que abdicam de sua carreira profissional para se dedicar integralmente na criação dos filhos.
Admiro porque sei que eu não conseguiria. Me conheço bem, e para que meu filho não tenha uma mãe frustrada, vou voltar a trabalhar assim que a LM terminar.
Gostaria de ser diferente, e poder ficar com ele em tempo integral, acompanhando seu crescimento, mas não sei até que ponto eu conseguiria ser "apenas" mãe.

Por isso, minha admiração a você por toda essa dedicação!

Beijos!!!!

Deninha Costa disse...

é assim que me sinto,as vezes até saio atráz de trabalho mas quando consigo fazer um teste e não nele,acho bom!pq sei que vou ter mais tempo pro meus filhos.

beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...