Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Seu bebê é, o que você come.

Nenhum lugar no mundo parece mais seguro do que a barriga materna. Dentro do útero, o bebê flutua em quase 1 litro de líquido amniótico, uma mistura de água e fluidos da mãe e da criança que mantém a temperatura constante e protege a nova vida de impactos externos. A placenta, a conexão do bebê com o exterior, funciona como um filtro. O tecido de 4 centímetros de espessura, colado à parede do útero e repleto de vasos sanguíneos, leva oxigênio e nutrientes para o bebê e manda embora gás carbônico e impurezas. Mas todo esse aparato de segurança provido pela natureza é inócuo para proteger o bebê de um perigo prosaico: a alimentação materna. Uma nova safra de estudos, baseados nos avanços da genética, está ajudando os pesquisadores a entender por que aquilo que a mãe come tem o poder de influenciar na saúde do filho até mesmo na vida adulta. As pesquisas sugerem que a alimentação materna pode moldar o funcionamento do organismo do bebê para o resto da vida. O bebê gordinho de hoje pode virar a criança reconchuda de amanhã e o adulto obeso do futuro.
Depois de compilar por décadas estatísticas sobre nascimentos, os cientistas concluíram que mães obesas têm entre 42% e 63% mais chances de dar a luz a bebês que se tornarão crianças obesas e adultos obesos. No futuro, os quilos a mais freqüentemente se traduzem em problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Um dos estudos mais recentes, publicado no ano passado pelo Lancet, um prestigiado periódico médico, conseguiu determinar a exata relação entre o peso da mãe e do filho. A pesquisa com mais de 510 mil americanas sugere que cada quilo ganho pela mãe na gravidez aumente o peso do bebê em 9,5 gramas ao nascer. Uma mulher que engorde 20 quilos, por exemplo, terá duplicado as chances de ter um bebê com mais de 4 quilos, peso considerado acima da média. As recomendações médicas sugerem que as gestantes ganhem, no máximo, 20% do peso ideal. A médica americana Emily Oken, da Universidade Harvard, conseguiu mostrar que os quilos extras afetam o organismo da criança desde o ventre. Emily estudou mais de 1 mil gestantes e concluiu que os filhos de mães que ganharam mais peso do que o recomendado tinham chances quatro vezes maiores de serem crianças obesas aos 3 anos. E, ao nascer, a pressão arterial de bebês de mães obesas era mais alta. Para cada 5 quilos ganhos na gestão, a pressão arterial do bebê aumentou 0,60 mm Hg.

Como a alimentação materna afeta o bebê:

Os cientistas desconfiam que átomos dos nutrientes ingeridos pela mãe podem se ligar aos genes do filho. Esse processo não altera a estrutura do gene, mas é capaz de ligá-lo ou desligá-lo. Os fetos seriam especialmente sensíveis a esse tipo de mudança porque a velocidade do crescimento na barriga da mãe é muito acelerada. Os médicos ainda não sabem ao certo quais alimentos podem ter esse tipo de efeito. Mas já há bons indícios de que uma alimentação rica em gordura e açúcar pode afetar o metabolismo do feto para o resto da vida.
A janela de oportunidade para alterar o metabolismo infantil continua depois do nascimento. Pelo menos é o que indicam estudos que analisam os efeitos dos suplementos nutricionais, como as fórmulas lácteas, no desenvolvimento de bebês. Os cientistas estão começando a desconfiar que o nível de proteínas presente nessas fórmulas é muito maior do que deveria, o que contribuiria para criar bebês mais gordos e com mais chances de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardíacas no futuro. Quando as fórmulas foram criadas, no início da década de 1970, os fabricantes tiraram tudo o que tinha de ruim no leite de vaca integral, como o excesso de gordura, e incorporaram mais proteínas do que havia no leite materno. Pensava-se que elas fariam bem porque ajudam o bebê a crescer. O problema é que ainda não se sabia como o excesso poderia interferir na intricada rede processos do nosso organismo. É essa cadeia de reações que os cientistas estão começando a desvendar agora.


Os leites artificiais podem causar obesidade?
O excesso de proteínas nos primeiros meses de vida estariam por trás de alguns desses processos. A equipe do pediatra alemão Berthold Koletzko, pesquisador da Universidade de Munique, estudou mais de 1 mil crianças européias. E concluiu que os bebês que consumiam fórmulas ricas em proteínas (4,4 gramas por100 calorias) ganharam mais peso do que os alimentados com fórmulas mais fracas (2,2 gramas a cada 100 calorias). Mas não houve nenhuma diferença no comprimento das crianças, indício de que diminuir a quantidade de proteínas não prejudicaria o crescimento.
A hipótese de Koletzko é que o consumo exagerado de proteínas estimula a produção de substâncias que favorecem a proliferação de células de gordura. Ainda não há um consenso sobre a composição mais adequada das fórmulas artificiais. “Algumas empresas já estão diminuindo a quantia de proteínas, mas ainda é preciso estudar mais esse assunto”, diz o pediatra Cláudio Leone, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. “Agora que sabemos que a primeira infância é fundamental para determinar o funcionamento do organismo, é preciso mais cautela para criar consensos. Senão, daqui a 15 anos, teremos criado uma geração de desnutridos e não de obesos.” Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é alimentar os bebês até seis meses de idade exclusivamente com leite materno.
As novas descobertas sobre como o ambiente intra-uterino pode comprometer a saúde dos filhos até na vida adulta deixam qualquer futura mãe angustiada. Como ainda falta muito para os médicos entenderem quais alimentos podem ou não influenciar o desenvolvimento infantil, a melhor estratégia é adotar uma alimentação equilibrada – um ótimo exemplo para as crianças seguirem no futuro. “As mães não devem se preocupar com tudo o que elas comem”, diz pediatra e nutrólogo Fabio Ancona, professor da Universidade Federal de São Paulo. “Elas só precisam comer bem.”

Fonte: Marcela Buscato é editora-assistente de ÉPOCA em São Paulo.

Ps: Quem me indicou esse post, foi o maridão, assim como eu, ele também esteve muito preocupado durante toda minha gravidez, com o que eu estava encaminhando para a nossa princesa, que hoje é prova viva que tudo realmente valeu a pena.
Obrigada Mozinho pela indicação!!!! Te Amo Muitão !!!

3 comentários:

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Adorei as dicas.

Beijos

Fátima disse...

Eu também sempre me preocupei com a alimentação durante a gravidez e agora mais ainda por causa da amamentação. Não sou "natureba", mas tento me alimentar o mais saudável possível, pois sei que há uma vidinha que depende totalmente disso enquanto mamar em meu peito!
Ótimas dicas.

Beijos!!!

Flavio disse...

Tô aqui pra ajudar, te amo muitão!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...