Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estágios e Sinais do Sono.


Como estou numa saga contínua para tentar fazer a Maria Helena dormir uma noite toda, ando pesquisando e devorando todos os livros e artigos possíveis que possam me ajudar de alguma maneira, uno o que acho mais interessante, a minha intuição materna ,e a rotina já estabelecida, vou citar aqui o que mais me chamou atenção:
Os Três Estágio do Sono:
Estágio 1: A Janela- O bebê não sabe dizer "Eu estou cansado", mas o demonstra claramente bocejando e exibindo outros sinais de fadiga. Ao terceiro bocejo, coloque-o para dormir.Se você perder essa oportunidade, ele começará a chorar, em vez de passar para o próximo estágio.
Estágio 2: A Zona de Sombra- Nessa etapa, o bebê exibe um olhar fixo e concentrado - ou, como costumo chamá-lo, o "olhar de sete milhas"-, que dura cerca de três ou quatro minutos. Os olhos dele estão abertos, mas, na realidade, ele não está vendo nada- ficou perdido em algum ponto indistinto da estratosfera.
Estágio 3: O Relaxamento- Agora o bebê se parece com uma pessoa que cochila no trem: ele fecha os olhos e a cabeça pende para frente ou para os lados.Quando parece ter adormecido, os olhos se abrem repentinamente e a cabeça pende para trás, sacudindo todo o corpo. Então, ele fecha os olhos de novo e repete o processo por cerca de três ou cindo minutos e finalmente mergulha no mundo dos sonhos.
Sinais do Sono:
Assim como o adulto, o bebê boceja e perde a capacidade de concentração quando está cansado.Durante o processo de crescimento, seu corpo se modifica e encontra novas formas de avisar que está pronto para dormir.
Quando o bebê conquista o controle da cabeça: Quando fica com sono, o bebê afasta o rosto dos objetos e das pessoas, como se estivesse tentando bloquear o mundo. Se estiver no colo, enterra o rosto no seu peito. Ele faz movimentos involutários, sacudindo os braços e as pernas.
Quando o bebê conquista o controle dos membros: O bebê cansado esfrega os olhos, puxa as orelhas ou arranha o próprio rosto.
Quando o bebê começa a conquistar a mobilidade: O bebê cansado perde a coordenação e o interesse pelos brinquedos. Se estiver no colo, arqueia as costas e inclina o corpo para trás. No berço, ele se acomoda em um dos cantos e encaixa a cabeça ali ou, então, rola para um lado e fica parado, porque não sabe rolar de volta.
Quando o bebê já consegue engatinhar e/ou andar: A coordenação é o primeiro aspecto a desaparecer quando o bebê esta cansado. Se tenta ficar em pé, ele cai, se estiver andando, tropeça ou bate nas coisas. Ele já adquiriu total controle sobre o corpo, por isso prende-se a um adulto que está tentando colocá-lo no chão. Ele fica em pé no berço, mas depois não consegue sentar-se, a menos que caia, o que frequentemente acontece.
Achei uma dica com muito fundamento, vou fazer um teste e ver se funciona, a dica é a seguinte:
Encha o tanque do bebê: Embora não seja nada sofisticada, essa expressão traduz bem a ideia: encher o estômago do bebê para fezê-lo dormir a noite inteira. Depois que o bebê já tem 6 semanas de idade, pode-se começar a introduzir a mamada  quantificada e aquela conhecida como a mamada dos sonhos. Primeiro, alimenta-se o bebê duas horas antes do horário de dormir, a  chamada mamada quantificada, e depois se oferece a mamada dos sonhos, antes dos pais irem para a cama. Por exemplo, você dá uma mamada ao bebê (no seio ou na mamadeira) as 18 ou as 20hs e a mamada dos sonhos às 22:30 ou as 23hs. Amamada dos sonhos deve ser dada, literalmente , com o bebê dormindo.Em outras palavras, você pega o bebê no colo, encosta a mamadeira ou o seio no lábio inferior dele e o deixa mamar, tomando o cuidado de não acordá-lo. Quando ele termina, não precisa fazê-lo arrotar, os bebês geralmente  estão tão relaxados durante essa mamada que não engolem ar. Não fale nada nem troque a fralda, a menos que esteja suja. Com essas duas técnicas de "encher o tanque", a maioria dos bebês consegue dormir durante a noite toda, porque tem calorias suficientes por mais cinco ou seis horas.
Fonte, O livro- Os Segredos De Uma Encantadora de Bebês- Tracy Hogg.
Agora só resta torcer para dá certo, e vocês que dicas já usaram e que acabaram dando certo ?

5 comentários:

Lu disse...

Eu ainda estou na luta, mas tenho uma agravante: a tal da cama compartilhada que ainda domina tudo por aqui. E aí é tetê (da mamãe mesmo) muuitas vezes a noite. São várias mamadas dos sonhos ... ahahahahhaha

Boa sorte!

Sandra Kautto disse...

Oi querida, essa é a minha primeira visita no seu blog e me deparo justamente com esse tema... eu já sofri muito por causa do sono do meu bebê, já tentei várias técnicas, inclusive essa da encantadora de bebês e nada fez meu baby dormir a noite inteira. Hj estou mais relaxada sobre o assunto e vivendo um dia de cada vez, ou melhor, uma noite de cada vez.
Sorte por ai!

Beijos

Unknown disse...

Então ... eu queria uma ajudinha de voces , o meu filho tem 3 meses nao mama no meu peito e tal , ele nao olha fixo para as coisas isso e normal ? cada criança tem seu desenvolvimento de uma forma diferente ?? por favor me ajude !

Unknown disse...

Testei e a dica funcionou com minha filha de quase 3meses, dorme a noite toda até 6 horas seguida .

Unknown disse...

Testei e a dica funcionou com minha filha de quase 3meses, dorme a noite toda até 6 horas seguida .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...